MSM - Portugal

Academia Mariana Theotokos

«Quem não tem Maria por Mãe, não tem Deus por Pai»
(S. Luís Maria Grignion de Montfort)

CURTA REFLEXÃO XXXII

Nossa Senhora da Abadia
Nossa Senhora da Abadia

“… povo peregrino, povo da vida e a favor da vida…”
(Evangelium vitæ, n.º 105)

“… é urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro.”
(Evangelium vitæ, n.º 100)

“… Ó Maria,
Mãe dos viventes,
confiamos-vos a causa da vida:
olhai, Mãe,
para o número sem fim
de crianças a quem é impedido nascer,
de pobres para quem se torna difícil viver,
de homens e mulheres
vítimas de inumana violência,
de idosos e doentes assassinados
pela indiferença
ou por uma presunta compaixão”

(Evangelium vitæ, n.º 100)

Nunca é demasiado e nunca será uma perda de tempo repetir-se e jamais esquecer que o Papa São João Paulo II Magno foi e ficará para sempre, o Papa da Vida e da Família. Entre os inúmeros documentos, mais ou menos solenes, São João Paulo II Magno, deixou-nos dois extraordinários testemunhos imperecíveis do seu empenho constante da defesa intransigente e clara da necessidade de uma “militância” pela Vida Humana, da conceção até à morte natural: a Exortação Apostólica FAMILIARIS CONSORTIO (22 de Novembro de 1981) e a Encíclica EVANGELIUM VITAE (25 de Março de 1995). Estes dois documentos do Papa São João Paulo II Magno não perdem o seu interesse e validade. A doutrina neles exposta mantém-se atual, talvez mais do que nunca, e condensam, de forma insofismável e sem precisar de qualquer tipo de atualização, o que foi, é e sempre será a doutrina da Igreja sobre os temas abordados.

A nossa Academia Mariana Theotokos está a organizar mais uma peregrinação a um dos mais antigos santuários marianos do nosso país, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia (Amares), no próximo dia 1 de Maio de participação livre. Este ano, centrar-se-á em São Bernardo de Claraval, o Doutor melífluo, um dos maiores cultores e cantores de Maria, a Santa Mãe de Deus, a Theotokos! Rezando à Rainha da Vida e das Famílias, com São Bernardo, teremos uma especial atenção orante pela Vida Humana e às Famílias, cumprindo um voto deste Papa maior, São João Paulo II Magno: “… é urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro…” (Evangelium vitæ, n.º100). É o que nos propomos fazer nesta peregrinação à Senhora da Abadia!

Nesta peregrinação queremos continuar a viver como: “… povo peregrino, povo da vida e a favor da vida…”