“… povo peregrino, povo da vida e a favor da vida…”
(Evangelium vitæ, n.º 105)
“… é urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro.”
(Evangelium vitæ, n.º 100)
“… Ó Maria,
Mãe dos viventes,
confiamos-vos a causa da vida:
olhai, Mãe,
para o número sem fim
de crianças a quem é impedido nascer,
de pobres para quem se torna difícil viver,
de homens e mulheres
vítimas de inumana violência,
de idosos e doentes assassinados
pela indiferença
ou por uma presunta compaixão”
(Evangelium vitæ, n.º 100)
Nunca é demasiado e nunca será uma perda de tempo repetir-se e jamais esquecer que o Papa São João Paulo II Magno foi e ficará para sempre, o Papa da Vida e da Família. Entre os inúmeros documentos, mais ou menos solenes, São João Paulo II Magno, deixou-nos dois extraordinários testemunhos imperecíveis do seu empenho constante da defesa intransigente e clara da necessidade de uma “militância” pela Vida Humana, da conceção até à morte natural: a Exortação Apostólica FAMILIARIS CONSORTIO (22 de Novembro de 1981) e a Encíclica EVANGELIUM VITAE (25 de Março de 1995). Estes dois documentos do Papa São João Paulo II Magno não perdem o seu interesse e validade. A doutrina neles exposta mantém-se atual, talvez mais do que nunca, e condensam, de forma insofismável e sem precisar de qualquer tipo de atualização, o que foi, é e sempre será a doutrina da Igreja sobre os temas abordados.
A nossa Academia Mariana Theotokos está a organizar mais uma peregrinação a um dos mais antigos santuários marianos do nosso país, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia (Amares), no próximo dia 1 de Maio de participação livre. Este ano, centrar-se-á em São Bernardo de Claraval, o Doutor melífluo, um dos maiores cultores e cantores de Maria, a Santa Mãe de Deus, a Theotokos! Rezando à Rainha da Vida e das Famílias, com São Bernardo, teremos uma especial atenção orante pela Vida Humana e às Famílias, cumprindo um voto deste Papa maior, São João Paulo II Magno: “… é urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro…” (Evangelium vitæ, n.º100). É o que nos propomos fazer nesta peregrinação à Senhora da Abadia!
Nesta peregrinação queremos continuar a viver como: “… povo peregrino, povo da vida e a favor da vida…”